quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Goethe e a Pós-modernidade

A época em que vivemos, é caracterizada por fenômenos e mudanças significativas que foram provocadas e vividas pelo homem. Entre as mais evidentes, podemos destacar a globalização, unificadora das sociedades do planeta, um novo modo de cultura e as novas condições que o põem em prática.

Como conseqüências dessa fase transformadora contemporânea, surgiram outros fenômenos sociais e culturais, como as novas identidades culturais, o impasse histórico do socialismo, os diferentes grupos sociais, e a fragmentação presentes na época atual. A nova idéia de pós-modernidade passou a designar uma nova proposta de produção artística, que está relativamente ligada à quebra de valores e de normas de comportamento dos indivíduos de uma sociedade.

Um livro que evidencia o sujeito pós-moderno é “fausto”, obra de Goethe. Que relata a ambição de Fausto, que para conseguir sucesso e dinheiro, vende a alma para o diabo. É desse modo que a globalização, embora um esforço de precisão obrigue a entendê-la como a reação de cultura imposta pelo indivíduo e pela sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário