sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Desigualdade Social e Pobreza: Um grande problema na sociedade moderna.

A desigualdade social se resume com a má distribuição de renda; quando é distribuído de maneira inadequada, sendo que a maior parte fica concentrada nas mãos de poucos e conseqüentemente isso leva à pobreza. e são esses os principais problemas sociais na atualidade que afetam a maioria dos países, inclusive o Brasil. A pobreza existe em todos os países, desenvolvidos ou não, é inevitável; porém a desigualdade social geralmente ocorre em países subdesenvolvidos.
O entendimento de pobreza pode ser visto de várias formas, dentre elas as principais são: a carência de rendimento, a carência de social e a carência material.
Essa forma desigual de distribuição de renda chamada desigualdade vem causando inúmeros danos a sociedade, crianças e jovens que ficam vulneráveis, crescem sem ter estrutura familiar, causando o crescimento sem preparação para a vida, assim gerando , a dependência e a incapacidade de participação na sociedade.
Fazendo uma correlação com Karl Marx, ele considerava essas desigualdades como um produto de um conjunto de relações na propriedade como um fato jurídico, e também político. O poder de dominação é que da origem a essas desigualdades, ou seja a dominação da classe superior sobre a camada social da “massa”. Afirmava também que o homem é responsável por suas próprias ações sobre a sociedade, para a sua sobrevivência e o desenvolvimento da sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário