sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A Dicotomia da Igualdade e Desigualdade

No sistema Capitalista a desigualdade é o que sustenta o sistema, pois sempre vai ter um que vai preferir não trabalhar para muitos servirem a esse. Por isso, esse sistema não visa a igualdade dos sujeitos, mas propõe a desigualdade, mas é essa desproporção que sustenta o mundo como está. Como Durkheim teorizou que para existi-lo o bem tem que ter o mal, essa dicotomia faz a sociedade sobreviver, para ter a riqueza tem que ter a pobreza, mas se todos foram iguais não haveria essa sustentação.
Já Marx e o seu discurso sobre a igualdade ideológica afirma que a desigualdade é formada pelo Capitalismo para se aproveitar dos trabalhadores, aonde eles vão explorá-los para eles terem mais capitais, enquanto os trabalhadores terão o menos possível. Ele afirma que uma base para uma sociedade igualitária seria essa classe que trabalha se unir e tomar o poder para que esses não sejam influenciados a priorizar os mais bem-sucedidos.
Para o que vemos hoje, os prefeitos, governadores, vereadores e até presidentes que vieram de baixo e se tornaram autoridades, eles não protegem sua ex classe, mas são influenciados para outra, da lei do mais forte, então, será que a igualdade é uma realidade ou um sonho utópico de um burguês?

0 comentários:

Postar um comentário