sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

· Disparidades e desigualdades

Durkheim e as disparidades e desigualdades sociais

As disparidades e desigualdade sociais já fazem parte das sociedades como um modo natural, direitos e conflitos sociais, políticos, econômicos, culturais, diferenças de relações de classe, de gênero, raciais e familiares; mercado de trabalho, mobilidade social, escola, renda, e políticas públicas são características freqüentes que diferenciam as pessoas tornando desiguais, mas alem da diferença existe o preconceito que ocorre na exclusão social. "Entre as leis naturais da sociedade que seria vão, utópico, ilusório - em uma palavra: anticientífico - querer 'interromper' ou transformar, Durkheim situa com destaque a desigualdade social". No Brasil é evidente a desigualdade, com mais ocorrências em relação a escolaridade, padrão de vida.

Essas disparidades têm causado uma grande repercussão, pois o resultado dessas desigualdades causa transtornos decorrentes ao preconceito por parte dos mais favorecidos.

Durkheim diz: “uma vez que considera os fatos sociais como coisas cuja natureza, por mais elástica e maleável que seja não é, no entanto, modificável à nossa vontade”. Podemos concluir que a desigualdade faz parte do campo capitalista que já está implantado na sociedade por uma ideologia que foi ocasionada de forma natural.

0 comentários:

Postar um comentário