sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Pós-Modernidade

A Pós-modernidade, conhecida pela época das incertezas, das desconstruções, da deserção, da substituição da ética pela estética. A cultura de consumo transformou a própria cultura, popular e tradicional, em objetos de consumo, onde tal cultura passa a ser uma espécie de mercadoria. A pessoa só esta completamente inserida em sua sociedade se partilhar dos mesmos objetos que os outros.
A moral, os valores, costumes, estão perdendo espaço para novas formas de comportamento estabelecidas pelas leis do novo contexto social, assim como o mundo esta em transformação, a cultura vai se transformando junto, em conseqüência disso surgiram novas identidades e grupos sociais diferentes.
Os tempos são outros, tempos em que tudo gira em torno das aparências e dos bens que se possuem. Essa nova época, as pessoas passam a agir de qualquer maneira para chegar ao seu objetivo, porque o importante é ser supostamente superior pelo que se tem.
Podemos notar a relação do sujeito pós-moderno na obra Fausto, de Goethe. Quando Fausto fica cego de ambição e vende sua alma para que o diabo lhe proporcione sucesso, dinheiro, todos os desejos e prazeres.

0 comentários:

Postar um comentário