sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

· Desigualdade e pobreza

Karl Marx – desigualdade e pobreza.

Desigualdade e pobreza já fazem parte do nosso dia a dia, e nem sabemos como ela começou, mas sabemos que foi de forma natural através do sistema capitalista ela se tornou mais evidente. O governo tenta resolver esse desafio, mais nem sempre ele tem progresso. Nos tempos feudais as distribuições eram desiguais e sempre favorecendo menos muitos e favorecendo poucos. Na teoria Marxista a desigualdade é conseqüência do modo de produção capitalista. Faz parte de um processo industrial, na mais valia é um exemplo do funcionamento do capitalismo. Uma coisa é o valor da força de trabalho, isto é, o salário, e outra é quanto esse trabalho rende ao capitalista. Esse valor excedente produzido pelo operário é o que Marx chama de mais-valia. O trabalhador moderno fica com seus direitos degradados é cada vez menos respeitado, por isso temos casos como a maioria das fábricas da china que emprega uma mão de obra cada vez mais precária. Temos que construir instituições que regulem essas relações sociais. Muitas empresas hoje, se utilizando do conceito social, cobram maior rigor nas relações de trabalho de seus fornecedores. Também pode ser caracterizado no seguinte exemplo: a partir do empresário que compra uma força de trabalho do seu empregador que daí nasce um processo de exploração capitalista. Onde o empresário paga o salário para os empregados, nunca pagando o que realmente eles produzem, que resulta na mais valia pelo capital referido, num processo de desigualdade da parte do empresário ao empregado, onde a acumulação capitalista é evidente por parte do empresário, formando assim uma cadeia capitalista que a exploração é um mal da desigualdade que ainda prevalece o meio de trabalho. A sociedade já esta formada, a ideologia capitalista já está implantada, e os trabalhadores fazem parte desse sistema, então seria na verdade escravos da sociedade capitalista, mas agora diferentemente do passado os trabalhadores tem seus direitos por lei, que ameniza a idéia de escravos da sociedade, mas tendo a obrigação de trabalhar para se sustentar.

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