sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Weber; Uma relação entra a pobreza e a abundância.

Essa questão de riqueza e pobreza é notória em nossa realidade, gera um grande debate, e esta cada vez mais perceptível tal diferença.
Relacionando com Max Weber, ele fala que as classes formam um arranjo hierárquico entre os indivíduos, onde a diferenciação é feita a partir de agrupamento de indivíduos que tem características parecidas, exemplificando: Católicos, protestantes, ricos, pobres, entre outros. De acordo com a sua obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, ele cria um tipo ideal de capitalismo, da mesma forma que cria tipos de sociedade e individuo, ele procurou relacionar a economia capitalista com a doutrina do protestantismo, frisando que o capitalismo é um produto religioso.
Analisando o contexto, podemos notar a que essa ideologia protestante ajudou para que viesse a surgir o atual capitalismo, focando sempre em atividades lucrativas, deixando suas prioridades e desejos pessoais. Já a ideologia católica renegava tais ideais, pois para eles Deus é quem decidia seu destino, se nasceu pobre, assim tinha que continuar. Ambas as ideologias, com ideais diferentes influenciaram e transformaram no que hoje é a realidade de muitos países.

0 comentários:

Postar um comentário