sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Exclusão social

Preconceito e racismo são apenas dois de vários meios de exclusão social que, apesar de serem assuntos repetitivos e antigos, ainda são atuais. O modernismo chegou e trouxe o sistema capitalista criando naturalmente varias classes sociais com o decorrer do tempo, nascendo a exclusão social assim que uns passaram a possuir bens que outros não podiam ter por questões financeiras ligadas ao baixo poder aquisitivo.

O Brasil tem uma ampla variação de classes sociais desde sua colonização. Nos dias atuais, temos vários exemplos de exclusão social e do mau uso do dinheiro público, como no sistema de saúde, que são desviados milhões que deveriam ser investidos no sistema público, enquanto pacientes morrem à espera um atendimento; na educação, pois o analfabetismo, embora tenha diminuído no Brasil, ainda apresenta índices altos e isto repercute em aspectos sociais, como a não habilidade na hora de conseguir um empreso.

Segundo o Jornal do Brasil mais de 30 milhões de pessoas se encontram sem moradia digna e este fato pode ser associado à falta de condições de empregabilidade que partem da falta de ensino público de qualidade. A exclusão social muitas vezes separa as pessoas por status ou pela diferença de condições de renda e impede que estas possam compartilhar idéias, pensamentos, experiências ricas e proveitosas etc, deixando de conhecer o outro pode oferecer devido às barreiras sociais entre eles.


0 comentários:

Postar um comentário