quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Desigualdade e pobreza: Karl Marx


Existem diversos fatores que determinam a condição social da maioria da população que não tem condições de sobrevivência. Muitos estudiosos acreditam que a partir do capitalismo, a desigualdade tornou-se mais evidente. Já a pobreza acentuou-se no século XVI com a dissolução do mundo feudal e o surgimento do capitalismo.

Desse modo, a má distribuição da renda é uma das principais causas da pobreza em muitos lugares do mundo. Na sociedade moderna e contemporânea a desigualdade assume o de caráter e privilégio de alguns e de injustiça para com os outros.

Nesse sentido, um dos importantes nomes da história na discussão do problema é o filósofo Karl Marx (1818-1883), que interpreta a miséria como um instrumento utilizado pelas classes dominantes. Pra ele, a desigualdade é o resultado da divisão de classes. “Como Marx mostrou, para que esse sistema funcione é necessária a existência de trabalhadores desprovidos dos meios de produção. A desigualdade, portanto, depende do modo como a sociedade organiza a produção e a distribuição dos bens que consome”, declara Musse.

0 comentários:

Postar um comentário