sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Pobreza e Exclusão: Uma Introdução ao mundo contemporâneo.

A exclusão e a pobreza são difíceis de medir e definir, pois são situações multidimensionais, e sujeitas a mudarem em relação ao momento histórico, a situação socioeconômica, etnia, gênero e as diversidades culturais e regionais.
Um critério indispensável para o entendimento de pobreza é falta de renda, quando seus rendimentos não suprem as suas necessidades básicas.
A exclusão não é exatamente a pobreza, mas é um grande fator, que às vezes desencadeia outros tipos de fatores, a descriminação e a distinção de grupos sociais geram o isolamento de um indivíduo, ou de um grupo, que não estão dentro dos seus supostos padrões, assim o excluindo de determinada sociedade. De um lado o crescimento econômico e a modernização, do outro lado, a pobreza e a exclusão, e é com esse contraste que nos deparamos em nosso cotidiano.
Enfatizando a visão de Émile Durkheim nesse contexto, para ele a exclusão social é vista como perder um laço sócio-moral, como uma maneira patológica de uma sociedade doente sem referências morais e valores para alguns de seus membros.

0 comentários:

Postar um comentário