quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A Pobreza Relativa

Resultado de diferentes fatores sistêmicos. A pobreza pode ser caracterizada pela falta de oportunidades (nomeadamente de educação) e que é a falta de intervenção governamental que causa maior pobreza. Porém, o alívio da pobreza é uma questão de justiça social e é da responsabilidade dos mais ricos ajudar os necessitados.

O conceito de pobreza é relativo porque, para existir uma pessoa pobre, é preciso que exista alguém que seja considerado rico. Se todos possuíssem o mesmo bem estar material, o conceito de pobreza não poderia ser aplicado. É preciso, portanto, que exista uma desigualdade de bem estar. Querer acabar com a pobreza significa querer acabar com a desigualdade de bem estar, ou seja, significa querer acabar com a riqueza. A única forma de acabar, em definitivo, com a pobreza, é destruindo a prosperidade que as gera.

“A pobreza é a fome de ontem, porém desconsidera-se que a fome é apenas um sintoma de algo muito maior, e que a pobreza só existe quando há comparação, e esta comparação sim deve ser questionada. ”(Matilha)

0 comentários:

Postar um comentário