quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Desterritorialização

Passamos a vivenciar um desenraizamento a partir das conexões de rede e da globalização, pois, ambas nos proporcionam cenários de vivência, conexões a longa distância, interesses diferenciados.

No aspecto econômico, tem exigências de um trabalhador multifuncional. Com isso, porém, seu trabalho na empresa muda constantemente fazendo com que o cidadão passe por diversos cargos. Há uma grande movimentação. Quando ocorre o desemprego, irá à procura de outro serviço em outro local/cidade e dependendo do cargo terá um novo espaço fixo ou provisório.

Com o pós-modernismo, no entanto, temos a desterritorialização que seria esse fluxo constante de pessoas em busca de uma vida instável, de trabalho que lhe melhor favoreça. Essa mobilidade, variação de território, causa o hibridismo cultural que também é um aspecto da globalização.

Não podermos evitá-la, pois é um fato. Mas, podemos aprender a vivenciá-la. É como um desafio para nos envolvermos com pessoas do mundo com suas culturas e hábitos diferenciados trazendo novas experiências e proporcionando novas expectativas para quem sabe, um novo mercado de serviços.

0 comentários:

Postar um comentário