sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tropa de Elite 2 e sua Correlação com os Conceitos de Émile Durkheim

O paralelo que se pode perceber entre o filme Tropa de Elite 2 e as teorias defendidas por Durkheim, são notoriamente o Empirismo Positivista, as Sanções ( Legais; Espontâneas), Generalidade, Consciência Coletiva e a Coerção Social.

Sua exposição é bem clara nos fatos sociais, ele gira em torno do sistema, ao decorrer do filme é exposto o poder inibidor que é exercido pelo sistema militar e político. A situação que os indivíduos tem que aceitar as regras dentro da sociedade em que vivem, independente de sua vontade, sendo imposto pela força. Os menos favorecidos sofrem com o abuso e a corrupção que acontece no sistema. Grande parte desses problemas vem da ausência de leis e normas, consequentemente fragmentando a estrutura social, pois a sociedade passando por estado de anomia fica vulnerável por não impor limites, e sem normas claras os indivíduos acabam se corrompendo.

O cineasta José Padilha expressa claramente um retrato político e social do nosso país, com um filme muito realista sem deixar nada subentendido, mostra uma realidade que muitos não conhecem ou que fecham os olhos para não verem.

1 comentários:

Unknown disse...

;

Postar um comentário