sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Teorias de Durkheim e Filme Tropa de Elite 2

A obra do autor José Padilha o filme tropa de elite 2 retrata a mais complexa e completa realidade dos acontecimentos que ocorrem no Brasil, no filme as o trafico e a corrupção são os protagonistas dando lugar à desigualdade e injustiça.
Para Durkheim fato social é a indução sobre o individuo, e que no filme fica claro da parte dos agentes policias e os criminosos. O Empirismo Positiva tem caracterizistica marcante no filme, conceituado pela vivencia de experiências, o autor da dramaturgia coloca como dados estatísticos para a carcerária futura, e a vivencia dos personagens ao decorrer do filme que é de desordem e agonia.
A Coercividade no filme tem como por base no estado, pois que não cumprir as regras não será incluindo no sistema seja ele corrupto ou não, independente do funcionamento dos cargos a corrupção tem destaque com força no filme, como na parte que o agente mata seu próprio companheiro.
Sendo de controle social o excesso de ideologia envolvida para o cidadão na comunidade, a força que a impulsão dos atos controla os indivíduos para certas atitudes.
Há duas sanções que Durkhein cita que é a Repressiva e Restitutivas com base no filme as sanções repressivas são aquelas que os agente são delimitados a fazerem o que se é pedido por violência, e os carcerários revolucionando. As restitutivas constituem em apenas a exigência, como no filme os agentes exigem aos próprios outros por atos de imprudências.
Fato social constitui no nascer do individuo na sociedade, que após ser inserido na sociedade o individuo passa a fazer parte da ideologia que ser é vivenciada, não conseguindo sair e não percebendo que tudo passa de uma manipulação, que seu ato de ir a escola, igreja, assistir futebol, dormir a noite, comer mc Donald tudo isso é uma ideologia que não se percebe, apesar de ter regras, leis o individuo se deixa levar pela ‘imagem’ de ser o certo e o melhor, e que nem sempre isso é saudável para o ser humano.


Brenda Silveira

2º período de Relações Internacionais

Professora Tatiana Ferraz

0 comentários:

Postar um comentário