sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tropa de Elite 2 e Durkheim

O filme Tropa de Elite 2,retrata a realidade Brasileira nas favelas do Rio de Janeiro, levando em conta os grandes cargos políticos, os menos favorecidos, e a sociedade como um todo englobada em um círculo de corrupção.

Para Durkheim coerção social, que seria a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os á se conformar ás regras do seu meio social. Em relação ao filme fica claro na imposição dos militares corruptos na favela, ao induzirem a população a se conformarem com as regras impostas e obedecerem, fazendo o seu trabalho escravo.

Podemos perceber ao longo do filme, que o sistema político e militar exerce um grande poder coercitivo sobre os indivíduos. Apesar de a população ser totalmente consciente suas ações, pode ficar totalmente sem força em relação, ao governo e suas decisões, desse modo todos podem estar bem e a sociedade não estar em harmonia. Um Fato Normal na teoria é um crime, coisa que pode acontecer em qualquer sociedade, já o Fato Patológico é quando algo é inesperado. Fica claro que toda a sociedade é vítima de sanções, sejam elas legais ou ilegais, querendo ou não, contribuindo assim para o sistema governamental, visto que estamos todos interligados, para a existência do estado como um todo.

0 comentários:

Postar um comentário