domingo, 13 de novembro de 2011

Informática e Automação na Sociedade

A ideia de automação está diretamente ligada à das máquinas, máquinas simples ou compostas que poupam ou agilizam uma tarefa. A ideia de automação surgiu na Inglaterra, na Revolução Industrial. Foi um movimento de grande impacto em todo o planeta e garantiu o posto de potência mundial para os ingleses durantes vários anos. O intuito era de produzir mais em menos tempo e com poucos empregados, assim economizando gastos e ganhando mais por eficiência e rapidez. O problema é diminuiu a empregabilidade de capital físico (trabalhadores e/ou empregados) onde se instalava a informatização. Alguns exemplos de automação na informática são: automação informatizada comercial, automação informatizada industrial e a automação voltada ao usuário, mais especificamente automação residencial.
A automação industrial vem se tornando cada vez mais importante dentro do meio de produção na sociedade atual, provando ser bastante vantajosa a sua utilização. Dentro dessas vantagens pode-se citar a diminuição da necessidade dos serviços humanos e a melhoria no desempenho de tarefas, muitas vezes não para economizar gastos mas porque a máquina muitas vezes é mais eficiente. Mais com a grande substituição dos humanos pelas máquinas trouxe muitos desempregos, pois as máquinas produzem mais em menos tempo e com mais eficiência e durabilidade que os humanos. A saída procurada para empregar mais humanos foi em qualificá-los para conseguirem vagas em operadores de máquinas ou jogá-los para outro campo de trabalho.
Automação residencial consiste em dispositivos autômatos ou sistemas integrados que visam facilitar ou poupar os humanos de algumas tarefas cotidianas proporcionando conforto, praticidade, segurança e até mesmo economia. Câmeras e receptores de vídeos, controle remoto, alarme, luzes que acendem e apagam automaticamente, aspirador de pó celulares e computadores são alguns exemplos. O problema nesse âmbito seria o crescente surgimento do sedentarismo nos indivíduos adeptos a essa tecnologia, pois esses aparelhos com facilidades que poupam o dono de fazer sua função fazem com que muitos de seus possuidores se acomodem e adquirem doenças devido a falta de exercícios, radiações e/ou outros.
As automações realizadas em escritórios, comércios, dentre outros.Esse tipo de automatização é usada em rotinas com extrema manipulação de dados. Informações que devem ser armazenadas, manipuladas e exibidas. Os processos em geral são fáceis de ser executados, porém extremamente maçantes.As principais automatizações nas empresas são sistemas de Contabilidade, Emissão de Cupom fiscal, Controle de Estoque, etc. Fazer grande cálculos matemáticos, produzir notas importantes, saber como está o estoque do produtos e/ou de outras coisas são coisas que podem demorar se for para um empregado fazer sem a máquina e as máquinas fazem essas operações mais rápido, embora muitas delas precisam de um operador (um empregado).
Contudo, a informática na automação vem com qualidades e problemas para a humanidade e/ou empresas. Dependendo de qual automação citada, pode-se perceber ou encontrar dificuldade ao ser humano ou a uma empresa, embora aparenta que as empresas saem ganhando mais nessa história. Isso iniciou na Revolução Industrial e teve um empurrão na Guerra Fria, pois fez com que nações se informatizassem cada vez mais rápido e com melhor qualidade do que outras numa disputa para demonstrar qual sistema econômico e político seria melhor para ser adotado na maioria das nações. Depois o crescimento da informática e tecnologias continuaram a crescer mesmo depois de acabar essa disputa, mas com motivos distintos. As tecnologias começaram a disputar o mercado comercial, ao passar do tempo estão cada vez mais poderosas e compõe uma grande parcela da economia global.

0 comentários:

Postar um comentário