segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Alguns Conceitos Sobre Pobreza

A pobreza é um estado de miséria que causa sofrimentos por insuficiência de alimentação, que por sua vez gera problemas de saúde e, esses dois fatores influem no aprendizado e consequentemente na profissionalização, que possa levar a pessoa a uma remuneração melhor e sair do estado de miséria. O país (ou região) é pobre porque falta capital; falta capital porque há baixa capacidade de poupança (de acumulação de riqueza); há baixa capacidade de poupança porque há baixa renda; há baixa renda porque há baixa produtividade e há baixa produtividade porque há falta de capital.
A pobreza tem aumentado e continua aumentando, por duas razões: o crescimento demográfico, que tem sido bem maior nas camadas mais pobres que nas camadas mais ricas, e a falta de capacidade de nos ajustarmos as mudanças tecnológicas.
Famílias pobres sofrem experiência de estresse muito mais do que famílias de classe média. Além de incerteza financeira, essas famílias são mais susceptíveis de serem expostos a uma série de acontecimentos negativos, incluindo a doença, a depressão, expulsão, perda de emprego, vítimas criminais, e a morte da família. Pais que experimentam tempos de crise econômica pode tornar-se excessivamente punitiva e errático, emitindo exigências apoiadas por insultos, ameaças e castigos corporais.
Um dos importantes nomes da história na discussão do problema é o filósofo Karl Marx, que interpreta a miséria como um instrumento utilizado pelas classes dominantes. Para ele, a desigualdade é resultado da divisão de classes – entre aqueles que detêm os meios de produção e os trabalhadores, que só têm a força de trabalho para garantir a sobrevivência. A desigualdade, portanto, depende do modo como a sociedade organiza a produção e a distribuição dos bens que consome. A má distribuição da renda é uma das principais causas da pobreza em muitos lugares do mundo.
Não é de hoje que existe pobreza no mundo, o Estado promete diminuir ou acabar com a pobreza, mas pouco faz. Para os magnatas é interessante haver pobres em grande escala, assim tem mão-de-obra barata e as empresas vão lucrar sobre isso. Além disso, muitos dos Estados de nações corruptas fazem com que boa parte da população não se interesse pelas movimentação e ações do Estado para que o Estado tenha mais controle sobre a sociedade. A educação precisa aumentar para ajudar na diminuição da pobreza.

0 comentários:

Postar um comentário