quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Além de Tropa de Elite 2: Uma análise sobre conceitos de Durkheim.

Podemos reparar através do filme "Tropa de Elite 2" com relação às teses defendidas por Durkheim.
O empirismo positivista, que em uma linguagem mais popular seria o vivenciar das experiências,  é visto no filme através da experiencias vivenciadas pelo Capitão Nascimento, são de extremo perigo, constrangimento e frustração.

Podemos perceber no momento em que seu melhor amigo morre, causada pela sua própria equipe, ele muda sua própria rotina devido á frustração de ações anteriores tomadas pelo mesmo em relação ao seu companheiro.

Outra questão é a coerção social, que seria a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os á se conformar ás regras da sociedade em que vivem, independente de sua escolha, onde moradores da favela são obrigados à viver em determinados locais sob ordens do tráfico e da polícia envolvida com o tráfico.
Situação parecida ocorre na própria polícia, onde são designados a tomar ações e seus subordinados ouvirem o que querem e o que não querem.

Além de fatos como estes, existem dois tipos de fatos, sejam normais ou patológicos.
No fato normal, que são coisas que existe por naturalidade, temos no filme: O crime, a organização do tráfico ou até mesmo o envolvimento de alguns membros polícia com o tráfico.
No fato patológico, que são coisas que acontecem através do inesperado, como a morte de um dos membros do BOPE por seu próprio companheiro.

O Filme retrata a cara do Brasil, a verdade nua e crua.
O cineasta José Padilha não deixa nada escondido, mostrando o retrato brasileiro como ele realmente é.

0 comentários:

Postar um comentário