sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Desterritorialização.


Atualmente se faz necessário a desterritorialização por razão desse avanço que vem ocorrendo. De certa for ela abriu caminhos para a globalização, mas tudo isso tem seu lado bom e seu lado ruim, não se tem mais um ponto de referência certo, o fluxo de pessoas se deslocando de um canto para o outro, sempre em busca de um lugar que melhor lhe favoreça, com essa constante mudança territorial gera o hibridismo cultural.

A desterritorialização é uma característica da sociedade globalizada, isto é uma realidade, então temos que aprender e vivenciar, olhar pelo lado positivo com as barreiras que se romperam e com as ultrapassadas referências que se fixaram nas Ciências Humanas.

Leia Mais…

Metropolização.

Com o mundo globalizado, tudo vem se transformando, passando por um processo tecnológico, marcado por uma aceleração do crescimento urbano. Com o surgimento acelerado dessas grandes cidades, refletem em no desenvolvimento em variados níveis, mas que também estão relacionados a problemas estruturais ambientais, sociais e econômicos. A metropolização se identifica com o consumo acelerado do espaço geográfico, ela é também um instrumento de classificação dos grupos sociais dentro de espaços sempre fragmentados.
Relacionando com o Darwinismo social a questão de que na metropolização tudo esta numa constante mudança, e no darvismo social, é a aquela questão da lei do mais forte, que os mais abeis conseguem, e quem não esta apto, fica fora do sistema.

Leia Mais…

Brasil e sua situação social: Analisando sobre o conceito de Weber.

Se pararmos para pensar um pouco vemos que a pobreza ainda é bem constante no nosso dia-a-dia.
Podemos fazer uma breve comparação da pobreza vivida no nosso dia-a-dia com a análise feita por Marx Weber em "A ética protestante e o espírito do capitalismo", onde ele demonstra que a ideologia vivida pelos católicos era que sua forma de vida era determinada por Deus.
Apesar de vivermos em uma cultura extremamente católica, o nosso país não vive de uma forma católica ou protestante, mas uma mistura de culturas, mas em relação á pobreza, o conceito ainda padece.
Cada vez mais nosso país tem buscado e encontrado diversas formas de tecnologia e aperfeiçoamento para nosso país, mas ao mesmo passo, ele tem deixado de lado as necessidades básicas da sociedade de classe mais baixa, que sentem falta de coisas que são altamente necessárias como um emprego reconhecido e uma alimentação digna.
Essa idéia de pobreza vem sendo transformada com o passar do tempo, mas o mais preocupante, até determinado momento, é a situação da pobreza social em que nosso país se encontra e que se faz necessário uma nova ideologia sobre determinado assunto.

Leia Mais…

Pensamentos diante da sociedade.

Constantemente somos obrigados á pensar e repensar nossa forma de agir e pensar diante da sociedade em si.
Ao analisarmos tais fatos com Durkheim, percebemos que há a coerção social, onde as pessoas são conformadas á viver de tal forma diante da sociedade.
As pessoas passam á pensar primeiramente nas consequências diante da sociedade antes da sua própria escolha, não importando muito.
A coerção social diante do peso do falar biológico influi completamente, deixando o indivíduo não ser influenciado pelo simples falar e sim o transformando em um ser pensador, ao ponto possível.
Essa mesma coerção social se manifesta quando o mesmo ser está submetido á uma cultura, um falar e um agir de determinada cultura em que está inserido, transformando em um ser pensante e não mais em um individuo.

Leia Mais…

Submissão diante da sociedade.

Notamos que cada vez mais a situação da pobreza em torno do nosso país tem se alavancado em torno daquela velha história, o rico fica cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre.
Mas a situação da pobreza se torna cada vez mais incômoda diante a sociedade com o passar do tempo, podemos tomar por exemplo os exemplos das comunidades de São Paulo ou até do Rio de Janeiro, a calamidade em que vivem, tem que se submeter á outras pessoas para conseguir algo.
A teoria do darwinismo social afirma que em uma sociedade sobrevivem os mais fortes e podemos ver através de tal situação que muitas pessoas se submetem á bandidos, corrupção para poder sobreviver e tentar manter uma calmaria diante do possível.
Além disso as pessoas que convivem em tal ambiente são pressionadas no sentido de se adaptar em tal ambiente, obrigando-se a se transformar de acordo com o qual lhe é obrigado á conviver em tal comunidade, se sujeitando á determinados tipos de situações e situações.
Tentando assim, sobreviver ao ambiente que lhe é mais propício em determinado momento.

Leia Mais…

Falta de Recursos?

O que vem caracterizando o estado de carência múltipla? Qualquer tipo de falta de bem, seja ele material, alimento, qualquer recurso de sobrevivência.
Esses mesmos recursos são indispensáveis para a sobrevivência do ser humano.
Parece que voltamos para mesma tecla, a classe social alta consegue mais recursos e a classe mais necessitada é perde recursos cada vez mais, recursos necessários, recursos que são indispensáveis ao ser humano.
O Estado acaba desvalorizando pessoas que deveriam ter ao minimo o básico e ao menos deveriam ter seu emprego garantido, onde na verdade, são praticamente excluídas e desvalorizadas em todo o meio, principalmente no mercado de trabalho.

Leia Mais…

Convivendo e vivendo com menos que o necessário.

Muitas famílias tem sobrevivido com o mínimo necessário, não possuindo os meios necessários para viver de acordo com o local que estão inseridos e isso tem causado um grande impacto em todo o meio.
De acordo com a teoria de Weber, no livro "A ética protestante e o espírito do capitalismo", notamos que a ideologia católica afirma que quem determinava se você era pobre ou rico seria Deus e camponeses viveriam e morreriam apenas com o básico, ao contrário do que os protestantes acreditavam, que seu trabalho o dignificava e aquilo acabava se tornando sagrado.
Muitas famílias tem vivido apenas com o básico, limitadas apenas á seu cotidiano e que não tem buscado outros meios, seja por parte de estudo ou por busca de mudanças ou qualquer uma que seja, mesmo que não que ocorra uma cultura protestante ou católica por completa.
Esse fato tem sido visto e vivido cada vez mais em nosso cotidiano.

Leia Mais…

Exclusão social

Preconceito e racismo são apenas dois de vários meios de exclusão social que, apesar de serem assuntos repetitivos e antigos, ainda são atuais. O modernismo chegou e trouxe o sistema capitalista criando naturalmente varias classes sociais com o decorrer do tempo, nascendo a exclusão social assim que uns passaram a possuir bens que outros não podiam ter por questões financeiras ligadas ao baixo poder aquisitivo.

O Brasil tem uma ampla variação de classes sociais desde sua colonização. Nos dias atuais, temos vários exemplos de exclusão social e do mau uso do dinheiro público, como no sistema de saúde, que são desviados milhões que deveriam ser investidos no sistema público, enquanto pacientes morrem à espera um atendimento; na educação, pois o analfabetismo, embora tenha diminuído no Brasil, ainda apresenta índices altos e isto repercute em aspectos sociais, como a não habilidade na hora de conseguir um empreso.

Segundo o Jornal do Brasil mais de 30 milhões de pessoas se encontram sem moradia digna e este fato pode ser associado à falta de condições de empregabilidade que partem da falta de ensino público de qualidade. A exclusão social muitas vezes separa as pessoas por status ou pela diferença de condições de renda e impede que estas possam compartilhar idéias, pensamentos, experiências ricas e proveitosas etc, deixando de conhecer o outro pode oferecer devido às barreiras sociais entre eles.


Leia Mais…

Sanções nos dias atuais.

Uma questão ainda bastante discutida nos dias atuais é a pobreza e a exclusão, onde pessoas de baixa renda social, tem sido inegavelmente, separados da sociedade por questão monetária.
Algumas características descritas por Durkheim podem ser utilizadas para descrever alguns dos comportamentos da sociedade em relação á essa população de baixa renda, como por exemplo, as sanções espontâneas.
Ao ver uma conduta inadequada em relação á sua cultura, por exemplo, pessoas de alta renda ao notar que pessoas de baixa renda não sabem, por exemplo, um garfo e uma faca corretamente, do jeito que foi lhe repassado durante muito tempo e que foi lhe ensinado que é incorreto, é utilizado uma sanção espontânea.
Não por desejo próprio, mas por ser considerado, uma conduta inadequada diante de seu grupo, sociedade ou meio.

Leia Mais…

Pobreza e exclusão

A pobreza é um fator que esta presente na vida de muitas pessoas, fator esse q anda junto da exclusão social, devido o poder aquisitivo e outras opções dos indevidos a exclusão pode ser clara mas muitas vezes nos não vemos quando praticamos um ato de exclusão apesar de ser uma constante quando pegamos um ônibus e só tem uma cadeira vaga mais do lado ta aquela pessoa que não esta com uma boa aparência muitas vezes ficamos em pé isso é um fato diário em vários outros locais, com um pequeno exemplo como esse podemos ver quew o maior fator da exclusão é o fator financeiro se você e fio mais conseguiu dinheiro você passa a ser bonito e não mais será excluído de vários lugares que você não era recebido.

Leia Mais…

Informática e automação

A explosão da informática no mercado de foi um fator determinante no desenvolvimento atual com inovações de extremo valor, no campo da medicina e empresas de alimentos siderúrgicas ou no trabalho domestico, A palavra Informática é derivada de duas outras palavras associadas a ela, a primeira é informação e a segunda é automática. Essas palavras definem os principais objetivos que foram atingidos pelos computadores, a necessidade de se obter e fazer o tratamento da informação de forma automática, fez com que surgisse justamente esta palavra. O meio mais comum da utilização de informática são os computadores que tratam informações de maneira automática. Informática é a informação automática de dados. Nos dias atuais temos outro novo conceito que é a utomação, é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção.
Também pode ser definida como um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas sobre um processo objetivando torná-lo mais eficiente, ou seja maximizando a produção com menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança, tanto humana e material quanto das informações inerentes ao processo.
A automação industrial de uma máquina/processo consiste essencialmente em escolher, de entre as diversas tecnologias que se encontram ao nosso dispor, as que melhor se adaptam ao processo a desenvolver e a melhor maneira de as interligar para garantir sempre a melhor relação custo/beneficio.

Leia Mais…

POBREZA RELATIVA

Ao iniciar o estudo sobre a pobreza relativa devemos levar em consideração um ponto: a pobreza só existe porque do outro lado da balança há a riqueza, pois é o parâmetro de medida. Não se tem como medir a pobreza se não houver a riqueza, por isso que o conceito de pobreza é relativo porque, para existir alguém pobre, é necessário que exista alguém rico. Se por algum acaso todos possuíssem o mesmo bem estar material, o conceito de pobreza não poderia ser aplicado. É preciso, portanto, que exista uma desigualdade de bem estar. Querer acabar com a pobreza significa querer acabar com a riqueza.
A linha relativa de pobreza usa o conceito de relação entre um certo grupo considerado pobre, comparando-o com o total da população, assim estipula quantidade de indivíduos com renda inferior a um determinado valor corresponde a um percentual da renda média ou mediana, como por exemplo, 30% da renda média. Com isso, aquelas pessoas ou famílias que possuem renda abaixo deste determinado
valor são identificadas como pobres. Como vantagem, leva em consideração aspectos distributivos que as pessoas possam valorar, porém tem como desvantagem o fato de sofrer alteração toda vez que houver uma mudança na distribuição de renda da população, não possibilitando observar se uma variação na pobreza é devido à alteração no valor da linha ou no nível de renda das pessoas.

Leia Mais…

Desigualdade e pobreza

A desigualdade é tida por criticas pela sociedade ou grupos de pessoas que determinam regras , o individuo passa a ser desigual quando não as seguem ou por fator social também por estética ou opção sexual . Podemos ver como o grande fator de desigualdade é o fator social ou fator pobreza, mais a desigualdade só é vista para as classes baixa porque muitos atos da classe alta são visto como normais devido ao poder aquisitivo, o fato de desigualdade e visto em um simples caso o abuso de poder da policia contra as pessoas mais pobres, e quando aborda pessoa ricas ele trabalham educadamente, e visto que o maior fator da desigualdade é a pobreza.

Leia Mais…

Classe social em ascensão?

Percebemos que no nosso dia-a-dia ainda há desigualdade e disparidade social, classes sociais altas com mais e mais dinheiro em suas mãos e classe baixa sempre decrescendo.
Ao relacionarmos tal idéia com o darwinismo social notamos que o mais evoluído, mais adaptado e com mais recurso que, em geral, seriam as pessoas que estão em classe social mais desenvolvida acaba se sobressaindo melhor diante de toda a sociedade.
Podendo emergir de uma forma bem maior em seu meio social e, possivelmente, em um ambiente desprovido de tais recursos. 

Leia Mais…

Pós-Modernidade Russa

Em 1917 em outubro, o bolcheviques, liderados por Lênin, fizeram uma reforma depois de uma revolução. Essa revolução aconteceu na Rússia e os protestantes seguidos pelas teorias de Karl Marx e Engels, de acordo com o livro, O Movimento Comunista, que o desdobramento é sobre a mudança do poder mundial, colocando esse papel para os trabalhadores, que segundo eles, eram os sustento dessas regiões.
Muito antes dessa revolução e reforma a Rússia era um Império, que cuja política era a anexação de territórios e riquezas com regime absolutista Monárquico, aonde os Czares detinham todo o poder advindo da exploração do povo. Mas o grande problema é que o país estava crescendo muito e também estava entrando muito em guerras para conseguir mais territórios. E ressaltando, a maior parte da economia vinha dos camponeses, a Rússia era um país muito agrícola. Então com o Processo de Pós-Modernidade em toda a Europa, com o espírito de mudança e transformação, a famosa época dos vários caminhos, das infinitas escolhas e principalmente a industrialização.
O Processo Civilizatório descrito por Goeth, no livro, Fausto, de certa forma aconteceu no antigo império russo. O Czar trouxe a novidade Internacional da época, vindas da França e Inglaterra. Mas o processo de Industrialização foi muito complicado, pois como já citei, a maior parte do trabalho do país era agrícola, com a Industrialização ocorreu que muita gente saiu de zonas rurais e foram pra os centros, ocasionando muita oferta de empregados para os empresários; ocorrendo que eles maximizavam as horas de trabalho e minimizavam o salário. E isso gerou muito mal-estar e solavanco na economia russa, embora muitos ainda permaneceram na agricultura.
Com todos esses problemas internos, a política internacional do império era conquistar mais terras, embora por essa ideologia tenha perdido uma guerra para o Japão que ocasionou ainda uma maior queda. E como resultado veio uma grande revolta, muitos trabalhadores, camponês se uniram para protestar e tirar o poder absoluto do Czar.
Acabando na Revolução Russa de 1917 em fevereiro aonde a classe burguesa saiu ganhando, mas depois com uma reforma o Socialismo dominou o país e fez a ditadura do socialismo real, aonde queriam que todos fossem iguais.

Leia Mais…

Pós-Modernidade Russa

Em 1917 em outubro, o bolcheviques, liderados por Lênin, fizeram uma reforma depois de uma revolução. Essa revolução aconteceu na Rússia e os protestantes seguidos pelas teorias de Karl Marx e Engels, de acordo com o livro, O Movimento Comunista, que o desdobramento é sobre a mudança do poder mundial, colocando esse papel para os trabalhadores, que segundo eles, eram os sustento dessas regiões.
Muito antes dessa revolução e reforma a Rússia era um Império, que cuja política era a anexação de territórios e riquezas com regime absolutista Monárquico, aonde os Czares detinham todo o poder advindo da exploração do povo. Mas o grande problema é que o país estava crescendo muito e também estava entrando muito em guerras para conseguir mais territórios. E ressaltando, a maior parte da economia vinha dos camponeses, a Rússia era um país muito agrícola. Então com o Processo de Pós-Modernidade em toda a Europa, com o espírito de mudança e transformação, a famosa época dos vários caminhos, das infinitas escolhas e principalmente a industrialização.
O Processo Civilizatório descrito por Goeth, no livro, Fausto, de certa forma aconteceu no antigo império russo. O Czar trouxe a novidade Internacional da época, vindas da França e Inglaterra. Mas o processo de Industrialização foi muito complicado, pois como já citei, a maior parte do trabalho do país era agrícola, com a Industrialização ocorreu que muita gente saiu de zonas rurais e foram pra os centros, ocasionando muita oferta de empregados para os empresários; ocorrendo que eles maximizavam as horas de trabalho e minimizavam o salário. E isso gerou muito mal-estar e solavanco na economia russa, embora muitos ainda permaneceram na agricultura.
Com todos esses problemas internos, a política internacional do império era conquistar mais terras, embora por essa ideologia tenha perdido uma guerra para o Japão que ocasionou ainda uma maior queda. E como resultado veio uma grande revolta, muitos trabalhadores, camponês se uniram para protestar e tirar o poder absoluto do Czar.
Acabando na Revolução Russa de 1917 em fevereiro aonde a classe burguesa saiu ganhando, mas depois com uma reforma o Socialismo dominou o país e fez a ditadura do socialismo real, aonde queriam que todos fossem iguais.

Leia Mais…

AbundânciaXPobreza

Por que existem pessoas com riquezas abundantes e muitas na pobreza?
Segundo as teorias de Marx Weber relata que a sociedade é formada pela história que envolve uma cultura que determina as pré-atitudes das pessoas, pois observando a história da nossa sociedade podemos observar que desde as cavernas, os homens brigavam por comida, a sobrevivência. Se viajarmos na história verá que esse processo foi aumentando e chegamos até esse antagonismo.
A abundância versus pobreza ressalta que os homens cada vez mais caminham para a desigualdade, disputa e egoísmo, resultando a grande quantidade de propriedades de alguns e muitos sem nenhuma.

Leia Mais…

A Dicotomia da Igualdade e Desigualdade

No sistema Capitalista a desigualdade é o que sustenta o sistema, pois sempre vai ter um que vai preferir não trabalhar para muitos servirem a esse. Por isso, esse sistema não visa a igualdade dos sujeitos, mas propõe a desigualdade, mas é essa desproporção que sustenta o mundo como está. Como Durkheim teorizou que para existi-lo o bem tem que ter o mal, essa dicotomia faz a sociedade sobreviver, para ter a riqueza tem que ter a pobreza, mas se todos foram iguais não haveria essa sustentação.
Já Marx e o seu discurso sobre a igualdade ideológica afirma que a desigualdade é formada pelo Capitalismo para se aproveitar dos trabalhadores, aonde eles vão explorá-los para eles terem mais capitais, enquanto os trabalhadores terão o menos possível. Ele afirma que uma base para uma sociedade igualitária seria essa classe que trabalha se unir e tomar o poder para que esses não sejam influenciados a priorizar os mais bem-sucedidos.
Para o que vemos hoje, os prefeitos, governadores, vereadores e até presidentes que vieram de baixo e se tornaram autoridades, eles não protegem sua ex classe, mas são influenciados para outra, da lei do mais forte, então, será que a igualdade é uma realidade ou um sonho utópico de um burguês?

Leia Mais…

Metropolização

Devido ao crescimento populacional, ao desenvolvimento econômico, industrial,

tecnólogico e em diversos setores de determinadas cidades, existe um processo

conhecido por “metropolização” que implica na transição destas para metrópoles que

devem ter mais de 1 milhão de habitantes. Este fenômeno tem ocorrido em vários

países, principalmente a partir do século XX, e no Brasil não foi diferente.

Segundo Adriana Bernardes, até meados dos anos 60, o Brasil tinha apenas

duas metrópolis, o Rio de Janeiro e São Paulo; contudo, o êxodo rural provocado pela

mecanização da agricultura fez com que muitos habitantes da zona rural, que eram

atraídos pelas novas oportunidades que surgiam nas indústrias, migrassem para as

grandes cidades em busca de emprego e melhores condições dando início ao processo

de metropolização brasileira.

A partir de então, Adriana B. afirma que na segunda metade da década de 70 já

contava-se com mais sete novas regiões metropolitanas que se estabeleceram ao redor

das mais novas metópolis: Belém, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto

Alegre e Curitiba. Atualmente, o Brasil conta também com “cidades milionárias” que

concentram grandes parcelas da população urbana nacional; entre estas estão Brasília,

Manaus, Goiânia ect.

A metropolização, apesar de ser um processo que reflete o desenvolvimento

em vários níveis, traz consigo diversos problemas estruturais e sociais para as grandes

cidades/metrópoles. Existe uma alta densidade demográfica nas regiões metropolitanas

e nem sempre há infra estrutura para acolher um número tão alto de habitantes. Isso

se dá devido à velocidade com que se dão os fluxos migratórios e nem sempre há

condições reais para tanto.

Muitas das pessoas que buscam melhores condições e empregos nas grandes

cidades, por diversos motivos, têm que ser abrigadas nas periferias, as vezes passam a

viver em condições piores do que as que tinham antes, e nem sempre encontram o que

haviam imaginado. Problemas como falta de segurança pública, falta de moradia, falta

de educação de qualidade, dificuldade no acesso a bons empregos etc, não são raros

neste tipo de cidade.

A metropolização, para ser benéfica à maioria da população, deve ocorrer

se junto a ela houver programas que preparem a estrutura física das cidades; isto

compreende moradias, saneamento básico, ensino público de qualidade, promoção da

segurança pública, água, energia elétrica e cursos profissionalizantes pois, não adianta

ter empregos se não houver meios de formar profissionais capacitados para tal.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BERNARDES, Adriana. Metropolização. Disponível em:

Acesso em: 01 dez. 2011

Leia Mais…

Desigualdade Social e Pobreza: Um grande problema na sociedade moderna.

A desigualdade social se resume com a má distribuição de renda; quando é distribuído de maneira inadequada, sendo que a maior parte fica concentrada nas mãos de poucos e conseqüentemente isso leva à pobreza. e são esses os principais problemas sociais na atualidade que afetam a maioria dos países, inclusive o Brasil. A pobreza existe em todos os países, desenvolvidos ou não, é inevitável; porém a desigualdade social geralmente ocorre em países subdesenvolvidos.
O entendimento de pobreza pode ser visto de várias formas, dentre elas as principais são: a carência de rendimento, a carência de social e a carência material.
Essa forma desigual de distribuição de renda chamada desigualdade vem causando inúmeros danos a sociedade, crianças e jovens que ficam vulneráveis, crescem sem ter estrutura familiar, causando o crescimento sem preparação para a vida, assim gerando , a dependência e a incapacidade de participação na sociedade.
Fazendo uma correlação com Karl Marx, ele considerava essas desigualdades como um produto de um conjunto de relações na propriedade como um fato jurídico, e também político. O poder de dominação é que da origem a essas desigualdades, ou seja a dominação da classe superior sobre a camada social da “massa”. Afirmava também que o homem é responsável por suas próprias ações sobre a sociedade, para a sua sobrevivência e o desenvolvimento da sociedade.

Leia Mais…

Diferenças Sociais

Essas extremas diferenças sociais são geradas pela sociedade capitalista em seu processo normal. Com o crescimento desenfreado que vem junto à globalização gerando notórias disparidades e desigualdades, formando uma espécie de barreira separando cada vez mais as classes.
Evidenciando o conceito da formação de classes sociais no capitalismo, burgueses e proletários estabelecem intransponíveis desigualdades entre os homens e relações que são de antagonismo e exploração.
Para Karl Marx a desigualdade de renda é inerente ao regime do trabalho assalariado, a teoria marxista diz que a desigualdade é produzida de forma inevitável no sistema capitalista.

Leia Mais…

Pobreza e Exclusão: Uma Introdução ao mundo contemporâneo.

A exclusão e a pobreza são difíceis de medir e definir, pois são situações multidimensionais, e sujeitas a mudarem em relação ao momento histórico, a situação socioeconômica, etnia, gênero e as diversidades culturais e regionais.
Um critério indispensável para o entendimento de pobreza é falta de renda, quando seus rendimentos não suprem as suas necessidades básicas.
A exclusão não é exatamente a pobreza, mas é um grande fator, que às vezes desencadeia outros tipos de fatores, a descriminação e a distinção de grupos sociais geram o isolamento de um indivíduo, ou de um grupo, que não estão dentro dos seus supostos padrões, assim o excluindo de determinada sociedade. De um lado o crescimento econômico e a modernização, do outro lado, a pobreza e a exclusão, e é com esse contraste que nos deparamos em nosso cotidiano.
Enfatizando a visão de Émile Durkheim nesse contexto, para ele a exclusão social é vista como perder um laço sócio-moral, como uma maneira patológica de uma sociedade doente sem referências morais e valores para alguns de seus membros.

Leia Mais…

A Era da Informação

Nossa sociedade é marcada pela informação, junto a globalização, inúmeras tecnologias vieram, modificando a relação de um lado ao outro do planeta.
Essa tecnologia, que disponibiliza de forma prática e rápida novos métodos de comunicação, de troca de informações e inovações tecnológicas em diversas áreas, mudou completamente o contexto social dos indivíduos, dinamizando e auxiliando o cotidiano das pessoas.
Com esse crescimento da tecnologia, gerou uma reengenharia industrial, modernizando os sistemas automatizados que veio a substituir a mão-de-obra.
Tal informatização benéfica trouxe a acessibilidade a todos, deixando-os a par de tudo que acontece no mundo, desenvolvendo condições favoráveis para o desenvolvimento político, social e econômico.
Correlacionando com Karl Marx, em “O Capital”, ele não valoriza o capital em forma de dinheiro, mas de que maneira pode ser aplicada em outras coisas para se obter mais lucro.

Leia Mais…

Um Círculo Vicioso

Essa pobreza que aumenta a cada dia, e nada se faz, mas só nos incomoda quando nos afeta diretamente. Frisando que a produção da pobreza foi um dos efeitos do capitalismo industrial e pós-industrial.
A forma precária de trabalho, o desemprego, colocam mais pessoas na rua. O desemprego destrói a estrutura familiar e a esperança de uma vida digna, em conseqüência disso é gerado esse extremo aumento da pobreza, que tem sido explicado como efeito da atração dos centros urbanos sobre um setor agrário também empobrecido.
Os indivíduos que praticam os crimes e são oficialmente denunciados são geralmente predominantemente de cor negra, analfabetos e trabalhadores braçais, o perfil dessas pessoas ajuda a na relação entre criminalidade e pobreza. Tudo isso junto com a maneira preconceituosa que a policia age, mais desinformação das pessoas de seus direitos e a desproteção das classes “inferiores” estreita mais essa relação.

Leia Mais…

Weber; Uma relação entra a pobreza e a abundância.

Essa questão de riqueza e pobreza é notória em nossa realidade, gera um grande debate, e esta cada vez mais perceptível tal diferença.
Relacionando com Max Weber, ele fala que as classes formam um arranjo hierárquico entre os indivíduos, onde a diferenciação é feita a partir de agrupamento de indivíduos que tem características parecidas, exemplificando: Católicos, protestantes, ricos, pobres, entre outros. De acordo com a sua obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, ele cria um tipo ideal de capitalismo, da mesma forma que cria tipos de sociedade e individuo, ele procurou relacionar a economia capitalista com a doutrina do protestantismo, frisando que o capitalismo é um produto religioso.
Analisando o contexto, podemos notar a que essa ideologia protestante ajudou para que viesse a surgir o atual capitalismo, focando sempre em atividades lucrativas, deixando suas prioridades e desejos pessoais. Já a ideologia católica renegava tais ideais, pois para eles Deus é quem decidia seu destino, se nasceu pobre, assim tinha que continuar. Ambas as ideologias, com ideais diferentes influenciaram e transformaram no que hoje é a realidade de muitos países.

Leia Mais…

· Metropolização

Darwinismo - Metropolização

A urbanização é um fato que vem ocorrendo a cada dia, como um processo de metropolização, onde concentra em grandes centros um grande numero de pessoas, sendo freqüentes os problemas sociais em cidades populosas. Uma concentração demográfica nas principais áreas metropolitanas, crescendo em um ritmo acelerado, superior a das cidades pequenas. As populações novas surgem, fazendo que novas culturas surjam, novas identidades, sem destruir as culturas existentes. “Contribuiu, assim, para a urbanização e o êxodo rural, ideologias racistas que, partindo das teorias de Darwin”.

O desenvolvimento dos representou uma revolução à parte, as tecnologias que surgem a novas idéias que ajudam ao desenvolvimento da sociedade, contribui também para o desenvolvimento que percorre as culturas, as tecnologias inovadoras ajudam a comunicação, e a praticidade.

Leia Mais…

· Pobreza e exclusão

O ‘status’ social não determina apenas o quanto você é bem sucedido, e também não beneficia quem é menos favorecido em termos de desigualdade e exclusão social. Em muitas situações de discriminação, certos grupos são impossibilitados. Marx identificou relações de exploração da classe dos proprietários - a burguesia sobre os trabalhadores - o proletariado. Isso porque a posse dos meios de produção, sob forma legal de propriedade privada, faz com que os trabalhadores, a fim de assegurar a sobrevivência, tenham de vender sua força de trabalho ao empresário capitalista, o qual se apropria do produto do trabalho de seus operários. “Pobreza significa não apenas falta de dinheiro, mas falta de poder. Um negro economicamente estável no Mississippi é pobre. Quando se vive em uma sociedade onde pobreza e poder impedem de usufruir de igualdade de proteção, igualdade de justiça nos tribunais e igualdade de participação na vida econômica e social de sua sociedade, você é pobre" (reportagem). Então se trata de um sistema estável de vida que existem desde a antiguidade.

Leia Mais…

Pós-Modernidade

A Pós-modernidade, conhecida pela época das incertezas, das desconstruções, da deserção, da substituição da ética pela estética. A cultura de consumo transformou a própria cultura, popular e tradicional, em objetos de consumo, onde tal cultura passa a ser uma espécie de mercadoria. A pessoa só esta completamente inserida em sua sociedade se partilhar dos mesmos objetos que os outros.
A moral, os valores, costumes, estão perdendo espaço para novas formas de comportamento estabelecidas pelas leis do novo contexto social, assim como o mundo esta em transformação, a cultura vai se transformando junto, em conseqüência disso surgiram novas identidades e grupos sociais diferentes.
Os tempos são outros, tempos em que tudo gira em torno das aparências e dos bens que se possuem. Essa nova época, as pessoas passam a agir de qualquer maneira para chegar ao seu objetivo, porque o importante é ser supostamente superior pelo que se tem.
Podemos notar a relação do sujeito pós-moderno na obra Fausto, de Goethe. Quando Fausto fica cego de ambição e vende sua alma para que o diabo lhe proporcione sucesso, dinheiro, todos os desejos e prazeres.

Leia Mais…

Pobreza e abundância

Em meio a tanta desigualdade tem a pobreza e a abundancia, muitos pessoas tem poucos recursos, e poucas pessoas tem muito dinheiros, por um processo de capitalismo, a indústria pelo alto consumo distancia os ricos dos pobres, num status de poder o rico fica em domínio dos demais. Marx mostra através de sua obra que seu padrão de vida era determinado por deus, tem vários países que ainda seguem esse costume, mais no exemplo do Brasil a ideologia protestante, tem certo peso pelo sistema capitalista que o Brasil exerce, em busca de realização pessoal, essa cadeia capitalista tem dominação no país. As classes sociais não apresentam apenas uma diferente quantidade de riqueza, mas também posição, interesse e consciência diversa.

Os indivíduos de uma classe social partilham de uma situação de classe comum, que inclui valores de comportamentos, e regras de convivência e interesses. Cada forma assumida pelo estado na sociedade burguesa,seja sob forma de regime liberal monárquico constitucional ou ditatorial, representa maneiras diferentes pelas quais ele se transforma no “comitê” para gerir os negócios comuns da burguesia.

Leia Mais…

· Desigualdade e pobreza

Karl Marx – desigualdade e pobreza.

Desigualdade e pobreza já fazem parte do nosso dia a dia, e nem sabemos como ela começou, mas sabemos que foi de forma natural através do sistema capitalista ela se tornou mais evidente. O governo tenta resolver esse desafio, mais nem sempre ele tem progresso. Nos tempos feudais as distribuições eram desiguais e sempre favorecendo menos muitos e favorecendo poucos. Na teoria Marxista a desigualdade é conseqüência do modo de produção capitalista. Faz parte de um processo industrial, na mais valia é um exemplo do funcionamento do capitalismo. Uma coisa é o valor da força de trabalho, isto é, o salário, e outra é quanto esse trabalho rende ao capitalista. Esse valor excedente produzido pelo operário é o que Marx chama de mais-valia. O trabalhador moderno fica com seus direitos degradados é cada vez menos respeitado, por isso temos casos como a maioria das fábricas da china que emprega uma mão de obra cada vez mais precária. Temos que construir instituições que regulem essas relações sociais. Muitas empresas hoje, se utilizando do conceito social, cobram maior rigor nas relações de trabalho de seus fornecedores. Também pode ser caracterizado no seguinte exemplo: a partir do empresário que compra uma força de trabalho do seu empregador que daí nasce um processo de exploração capitalista. Onde o empresário paga o salário para os empregados, nunca pagando o que realmente eles produzem, que resulta na mais valia pelo capital referido, num processo de desigualdade da parte do empresário ao empregado, onde a acumulação capitalista é evidente por parte do empresário, formando assim uma cadeia capitalista que a exploração é um mal da desigualdade que ainda prevalece o meio de trabalho. A sociedade já esta formada, a ideologia capitalista já está implantada, e os trabalhadores fazem parte desse sistema, então seria na verdade escravos da sociedade capitalista, mas agora diferentemente do passado os trabalhadores tem seus direitos por lei, que ameniza a idéia de escravos da sociedade, mas tendo a obrigação de trabalhar para se sustentar.

Leia Mais…

· Disparidades e desigualdades

Durkheim e as disparidades e desigualdades sociais

As disparidades e desigualdade sociais já fazem parte das sociedades como um modo natural, direitos e conflitos sociais, políticos, econômicos, culturais, diferenças de relações de classe, de gênero, raciais e familiares; mercado de trabalho, mobilidade social, escola, renda, e políticas públicas são características freqüentes que diferenciam as pessoas tornando desiguais, mas alem da diferença existe o preconceito que ocorre na exclusão social. "Entre as leis naturais da sociedade que seria vão, utópico, ilusório - em uma palavra: anticientífico - querer 'interromper' ou transformar, Durkheim situa com destaque a desigualdade social". No Brasil é evidente a desigualdade, com mais ocorrências em relação a escolaridade, padrão de vida.

Essas disparidades têm causado uma grande repercussão, pois o resultado dessas desigualdades causa transtornos decorrentes ao preconceito por parte dos mais favorecidos.

Durkheim diz: “uma vez que considera os fatos sociais como coisas cuja natureza, por mais elástica e maleável que seja não é, no entanto, modificável à nossa vontade”. Podemos concluir que a desigualdade faz parte do campo capitalista que já está implantado na sociedade por uma ideologia que foi ocasionada de forma natural.

Leia Mais…

• Desterritorialização

Darwinismo- Desterritorialização

Desterritorialização é conseqüência da pós-modernidade, caracterizada pela dinâmica, mobilidade cultural. Weber defendia que as comunidades étnicas podem ser eficazes formas de organização política de resistência, também na conquista de espaço. Para tentar mudar a sociedade, como de grupos étnicos. Sendo uma pratica de desterritorialização, formando várias culturas construindo uma sociedade desigual, com política. Num processo natural, criando um novo estado, sendo como um êxodo não necessariamente rural, mas um movimento constante.
Não podemos distinguir exatamente desterritorialização se tem mais um ponto de referência exato, é uma questão de espaço. Dentro da própria casa, pode ser um exemplo também. A mídia coloca o homem em contato com localidades hiper-distantes e desafia a compreensão do mesmo em relação ao presente. O corpo humano pós-moderno encontra-se agora exposto e alienado pelas ideologias.

Leia Mais…

· Informática e automação

Está relacionada a sistemas produtivos pelo desenvolvimento da tecnologia, permitindo maior produtividade, eliminação da presença humana, infelizmente, problemas sociais relacionados ao desemprego, armazenamento e distribuição de dados e informações de modo automático.

Seja uma tecnologia para beneficiar a sociedade, como a comunicação, eficácia, possibilitando a acessibilidade, tornando mais prático o dia-a-dia.

Informática e automação estão intimamente ligadas: normalmente os equipamentos de automação, incorporam em equipamentos automáticos. Podendo ocasionar o desemprego por conta dessa praticidade, substituído o trabalhador por maquinas.

O importante a considerar é que, apesar dos benefícios trazidos por essa globalização, também nos afetas ao não desenvolvimento do operador que perde seu valor.

Leia Mais…

Teorias da Globalização

· Pós-modernidade

Com Base no sociólogo Max Webber

A Pós-modernidade está sendo um atual mecanismo sócio-cultural que existe por conta da sociedade capitalista contemporânea, essa ideia foi imposta a partir de alguns eventos que revolucionou os mecanismos de comunidade. Essa mudança se caracteriza na estética de modernidade, buscando explicar o desenvolvimento do capitalismo, a partir do conceito do capitalismo, dos valores de uma determinada população, crença, religião e costumes às suas ações. Na visão de Weber da pós-modernidade interpreta melancólica e pessimista, tais formas de atitude social.
Max Weber afirmou que o homem "tem o destino de viver numa época sem Deus e sem profetas" (WEBER, 1993, p.30), ele fez uma referência do estado denominado de "modernidade". Nas palavras de Weber seria - caracterizada por uma intensa perda dos sentidos existenciais e essenciais de tempos passados -.
Pós-modernidade se qualifica em uma sociedade pós-moderna, que as mínimas condições na sociedade que fazem uma característica peculiar da pós-modernidade. Uma globalização nas ideais, um retrato do que podemos falar de um moderno que já não tem características únicas em meio de uma sociedade já formada.

Leia Mais…

Desterritorialização sobre um olhar diante de Marx.

Se olharmos a partir da interpretação de Marx, podemos notar que a partir que a forma de produção capitalista , que ele passa á olhar o seu território em função do mundo.
Essa questão de desterritorialização passaria á ser, nos dias atuais, uma forma positiva de avanço em relação ao mundo, podendo-se avançar economicamente, socialmente e especificamente, territorialmente.
Nos dias atuais se faz necessário a desterritorialização em função do avanço e é nesse contexto onde passamos á olhar por Marx, que analisa que o capital é necessário e assim tornando possível o conceito e nos mostrando um novo conceito de 
reterritorialização, que está associado á idéia de processo de internacionalização e em busca de melhoras para todo o sistema, em função de ganho e perda para alguns.

Leia Mais…

Desigualdade e pobreza, teoria marxista

O marxismo diz que a desigualdade é conseqüência do capitalismo. Ela é inevitável, pois sempre terá algum modo ou alguém que produzirá mais e receberá mais lucros por isso. Para isso é necessária mão-de-obra qualificada que não são todos que tem. Por causa do desejo de lucro, os capitalistas tentam ao máximo reduzir os custos de produção então tem os trabalhadores assalariados que o salário varia de acordo com sua função/utilidade dentro do ciclo de produção. São tais fatores que geram desigualdade e nos casos piores, a pobreza.

Leia Mais…

Pobreza e Abundância

Com consequência de uma sociedade contemporânea a pobreza se destaca como uma indústria de massa cada vez mais influente no processo social. Se baseando em bens os quais produzidos pela industría poderiam manter e reproduzir a população do planeta nessa sociedade a pobreza cada vez mais se torna contraditória deixando os individuos valendo só o que tem a classe social até as informações quando chega ao acesso já se tornou antigo, sem valor ultrapassado. Ser pobre tornou-se vergonhoso e condenável.

Leia Mais…

A pobreza crescente e incômoda

Apesar de todo esse desenvolvimento tecnológico e conquistas alcançadas pelo homem, há pessoas que não usufruem disso, ficam às margens do progresso. É preocupante, pois, tem crianças que nem vão às escolas, idosos são ‘obrigados’ a trabalhar para manter seu sustento, a assistência às pessoas carentes permanece precária...

Toda essa pobreza acaba sendo incômoda, inconveniente e vergonhosa porque o mostra como o Estado está sendo ineficiente, que ao invés de estar diminuindo as taxas de analfabetismo, insuficiência produtiva, está aumentando e causa um certo temor porque essa população excluída pode se reunir e causar polêmicas e pode haver também um sistema contra as pessoas que os excluem.

Leia Mais…

Responsabilidade dos Sistemas

A pobreza desde muito tempo é preucupação dos sociólogos e economistas os quais buscam descobrir saídas para o futuro das gerações carentes.
Sabemos que o sistema tem uma influência e participação grande onde a vontade de querer fazer a diferença e reduzir o índice de exploração para com os mais pobres. Hoje o sistema deverá ser voltado para a conscientização que o homem seja considerado vítima da história e dos sistemas sociais, provocando assim o homem à ação efetiva sobre a realidade.

Leia Mais…

Pós-Modernidade e Karl Marx

A globalização tem trazido inúmeras mudanças vividas e provocadas pelo ser humano que por sua vez exerce um valor importantíssimo no século XXI, porém tem suas condições com seus benefícios e malefícios. A pós-modernidade é um pouco confusa, não tem um significado exato, pois estamos em constante evolução. Mas torna-se necessária a partir do momento em que nos dá a dependência da modernidade com todos os seu recursos tecnológicos que facilitam de uma forma bem significante nossas atividades tanto cotidianas, como no trabalho e diversão.
Podemos fazer uma ligação com o capitalismo de Karl Marx, pois ele diz que o capital não é só o dinheiro propriamente dito, mas, as mercadorias que o ser humano produz para suprir suas necessidades sendo útil e também o gerar mais capital

Leia Mais…

Estado de Carência Múltipla

Além da questão da pobreza,se destaca na sociedade os indivíduos que não possuem bens materiais e de recursos de sobrevivência.Existem outras formas de depressão social que se manifesta pela ausência de prestígio social que se manifesta pela ausência de prestigio social e manterem relações sociais estruturados e permanentes.
Outro tipo é dispossesão psicologico que diz respeito a um sentimento de autodesvalorização das populações pobres em relação aos ricos, ou de um país pobre em relação a um país rico.
Para finalizar apresentamos a despossessão política é outro lado da pobreza, diz respeito a incapacidade de certos grupos sociais de terem qualquer contribuição, ou participação na vida pública ou acesso aos mecamismos de intenções políticas. Não podemos esquecer da pobreza tecnológica essa que exclui, eliminando e gera aflições nos indivídus deixando-os cada vez mais distantes dos avanços que as sociedades atigem.

Leia Mais…

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Sobrevivência nos dias atuais.

Ao notar a idéia inicial de Darwinismo Social, que seria a seleção natural sobre todos em relação á adaptação de seu determinado ambiente, podemos analisar com os dias atuais através das nossas próprias metrópoles.
Nosso sistema anda em constante mudança, novas formas para melhorar o meio em que vivemos e todo aparato em que nos é oferecido no dia-a-dia é constantemente modificado.
As pessoas então, assim, tem a necessidade de se adaptar ao seu ambiente, procurando formas para sua sobrevivência diante do ambiente em que vive diariamente.
Essa idéia de sobrevivência é inicialmente ditada por Darwin, mas ao ser analisada em sociedade é transcrita para o darwinismo social.

Leia Mais…

Um paralelo entre Marx e a tecnologia.

Percebemos que Marx, ao escrever "O Capital", Marx não trata do capital como o  dinheiro em si, mas de que forma é aplicada em outros tipos de mercadorias para se adquirir mais dinheiro.
Na sociedade em que vivemos hoje percebemos que é indispensável possuirmos qualquer tipo de tecnologia, principalmente a informática e percebemos que em grandes empresas, associações e designações do tipo possuímos automação que se desenvolve cada vez mais, máquinas que ajudam cada vez mais a tarefa humana facilitando seu dia-a-dia.
Ao associarmos o mesmo com tais tecnologias percebemos que seria um meio de gastar dinheiro em busca de mais dinheiro, um meio capitalista e em que, além disso, seria uma forma de substituição ao antigo trabalhador que antes era considerado como mercadoria, passa á ser substituído por máquinas ou a ser mais um meio acrescentado á ser mercadoria.

Leia Mais…