quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Além de Tropa de Elite 2: Uma análise sobre conceitos de Durkheim.

Podemos reparar através do filme "Tropa de Elite 2" com relação às teses defendidas por Durkheim.
O empirismo positivista, que em uma linguagem mais popular seria o vivenciar das experiências,  é visto no filme através da experiencias vivenciadas pelo Capitão Nascimento, são de extremo perigo, constrangimento e frustração.

Podemos perceber no momento em que seu melhor amigo morre, causada pela sua própria equipe, ele muda sua própria rotina devido á frustração de ações anteriores tomadas pelo mesmo em relação ao seu companheiro.

Outra questão é a coerção social, que seria a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os á se conformar ás regras da sociedade em que vivem, independente de sua escolha, onde moradores da favela são obrigados à viver em determinados locais sob ordens do tráfico e da polícia envolvida com o tráfico.
Situação parecida ocorre na própria polícia, onde são designados a tomar ações e seus subordinados ouvirem o que querem e o que não querem.

Além de fatos como estes, existem dois tipos de fatos, sejam normais ou patológicos.
No fato normal, que são coisas que existe por naturalidade, temos no filme: O crime, a organização do tráfico ou até mesmo o envolvimento de alguns membros polícia com o tráfico.
No fato patológico, que são coisas que acontecem através do inesperado, como a morte de um dos membros do BOPE por seu próprio companheiro.

O Filme retrata a cara do Brasil, a verdade nua e crua.
O cineasta José Padilha não deixa nada escondido, mostrando o retrato brasileiro como ele realmente é.

Leia Mais…

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Teoria ou Realidade

Teoria ou Realidade

Em 2010, o cineasta brasileiro José Padilha produziu o filme Tropa de Elite 2. O tema do filme é bastante discutido atualmente na sociedade brasileira, por conta da desigualdade social, econômica e cultural. Tropa de Elite 2, engloba diversos aspectos da sociedade na qual vivemos em pleno século XXI, pós-modernidade e o que chama atenção é a relação do filme com a teoria do sociólogo Durkheim do XIX. Onde Durkheim leva em consideração o Empirismo Positivista, Coerção Social, Sanções Legais, Sanções Espontâneas, Generalidade, Fatos Normais e Fatos Patológicos.

Fica claro no começo do filme o Empirismo Positivista, através de mostra de dados estatísticos, quando o personagem do professor Diogo Fraga aparece no inicio do filme ministrando uma aula na qual fazia algumas colocações que no ano de 1996 a população carcerária era de 148 mil presos em 2010 já passava dos 400 mil e que no ano de 2081 a população carcerária seria estimada em 510 milhões de presos. Empirismo Positivista na teoria de Durkheim é particularmente a natureza dos acontecimentos filosóficos, histórico, psicológicos e sociólogos; ou seja características dos fatos sociais. Outro ponto da teoria de Durkheim é a Coerção Social, no filme vemos essa coerção no momento em que o personagem do capitão Nascimento fala que ajudou a criar o sistema para próprio lhe engolir. Durkheim explica que Coerção Social é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se com as regras da sociedade na qual vivemos independentes de sua vontade de escolha. Sanções Legais, a teoria explica que são prescritas pela sociedade sob forma de leis, nas quais se define e estabelece a penalidade correspondente. As sanções Legais aparecem no filme no momento em que o Deputado Fortunato é preso por corrupção onde também estava ligado milícia que comandava o morro. Para explicar as Sanções Espontâneas no filme isso acontece de natureza clara e simples no momento em que o capitão Nascimento entra no restaurante em que está almoçando o comandante geral da policia e o Secretario de Segurança Pública do Rio de Janeiro, neste momento em que o Cap. Nascimento entra as pessoas começam a ficar de pé e aplaudi-lo, para Durkheim isso representa Sanções Espontâneas. Generalidade engloba dois fatores que são os Fatos Normais e os Fatos Patológicos. Um Fato Normal na teoria é um crime, coisa que pode acontecer em qualquer sociedade; já o Fato Patológico é quando algo é transitório ou excepcional.

O filme Tropa de Elite 2, mostra de cara a realidade a sociedade brasileira nós dia de hoje, como se comporta como sobrevive as pessoas menos favorecidas das grandes metrópoles. Onde anteriormente Durkheim já tinha analisado a sociedade do século XIX, e ainda hoje podemos ver que a sociedade não mudou nada!

Christoph Wellem Farias de Lima

2º Périodo de Relações Internacionais

Leia Mais…